Palestras e cursos

Veja currículo da palestrante/ consultora


Curso online Autoconhecimento, saúde e técnica vocal: recuperando o fôlego depois da pandemia, ao vivo via ZOOM: informações e inscrições aqui



Rita Fucci-Amato  tem proferido palestras e ministrado cursos para o público corporativo e educacional, nas principais escolas de negócios do país e para profissionais de organizações como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Departamento de Psiquatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Grupo Abril, Anglo, Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), Duke Energy (Paranapanema), Grupo Fleury, Hospital São Camilo, Theraskin, Logimed, HP (Hewlett-Packard), Bradesco, Itaú Unibanco, Uol, Embraer, Microsoft, Pfizer, Sabesp, Scania, Senai, Biolab farmacêutica, Sodexho e Unilever.


Consultorias de Rita Fucci-Amato
As consultorias são prestadas pela J.A. Consultores Associados, empresa com mais de uma década de atuação no mercado, regularmente contratada por organizações de grande porte e instituições de ensino.

Palestras de Rita Fucci-Amato
Todos temas a seguir (e outros, a combinar) podem ser organizados na forma de palestras ou cursos, abertos ou in company, conforme a demanda do cliente.
Há três opções de palestra:
1) palestra simples
2) palestra-concerto de canto lírico
3) palestra-concerto de canto coral / grupo vocal



(palestra/curso destinado a empresas, para o desenvolvimento da liderança e da motivação de executivos e colaboradores, bem como de sua capacidade de expressão verbal)

A palestra/ curso trabalha o maestro como o símbolo da liderança pela comunicação. Analisa discursos de vários líderes da história recente e desenvolve um treinamento prático da expressão verbal. Toma a voz como principal instrumento de expressão e motivação na comunicação organizacional, trazendo orientações fundamentadas e atualizadas para a manutenção da saúde vocal, bem como técnicas posturais, respiratórias e de impostação vocal. Aborda o uso da retórica e da oratória no dia a dia da gestão de recursos humanos (ou melhor, gestão com pessoas), detalhando técnicas de apresentação eficazes no mundo corporativo.


2. Do gesto à gestão: o regente-gerente e o líder-maestro: lições das orquestras e coros  (baseado no livro) (palestra/curso destinado a empresas, para o desenvolvimento da liderança e da motivação de executivos e colaboradores)

A palestra/ curso parte da figura do maestro como ícone da liderança e da gestão eficaz, como harmonizador de trabalhos em equipe, como condutor de projetos de sucesso com foco em resultados (performance). A partir daí, faz um paralelo entre as teorias sobre o trabalho do administrador e o trabalho de um regente de coro ou orquestra. Aborda ainda como o maestro trabalha técnicas de motivação e implementa sua liderança de modo a criar um processo de trabalho prazeroso, com resultados de qualidade refinada. As orquestras e os corais são símbolos do trabalho em equipe, da sinergia que a colaboração pode produzir, ao trazer para o palco a soma de habilidades e competências dos diferentes instrumentos, das diferentes vozes. Assim, em uma empresa, as redes de cooperação entre os colaboradores, a liderança baseada na inspiração, o conhecimento e a aprendizagem como bases da cultura organizacional de excelência são também fatores a serem desenvolvidos e aperfeiçoados.


3. Afinando ideias: liderar pela música, motivar pelo (en)canto  (palestra/curso destinado a empresas e escolas)

A palestra pauta-se por uma abordagem criativa da liderança e da motivação, como elementos cultivados com técnica e virtude dentro dos grupos musicais, como coros e orquestras. A abordagem de questões relacionadas aos valores do trabalho em equipe, suas harmonias e dissonâncias, seus conflitos e confluências toma a forma de uma oficina prática que envolve a plateia no fazer musical, no canto e no encanto de perceber-se capaz da arte e da colaboração, aprendendo a trabalhar com os valores, crenças, memórias e diferenciais de cada time, equipe ou organização.


4. Dons e gestos: genialidade, talentos e possibilidades sob um olhar musical (palestra destinada ao público empresarial, educacional e geral)

A palestra alia exemplos musicais e reflexões sobre a vida e a obra de grandes músicos eruditos e populares a concepções filosóficas e sociológicas sobre o dom, o talento e a genialidade. Em contraste com o que se costuma pensar sobre esses temas, surge a possibilidade da aprendizagem e do conhecimento, como processo de desenvolvimento de saberes, habilidades e competências. Como um maestro diante de uma orquestra ou coral, a função do líder e do educador é ampliar potencialidades e alavancar o aperfeiçoamento contínuo de si e dos outros.


5. Pedagogia da possibilidade: o maestro educador em sala de aula (palestra/ curso destinado a professores)

A palestra/curso parte da figura do maestro como aquele que orienta o processo de ensino-aprendizagem, conduz o aprendizado de seu grupo no desenvolvimento de saberes, habilidades e competências, logrando desenvolver um trabalho técnico árduo, mas prazeroso, com resultados gratificantes para quem está no palco e na plateia. Um regente (profissional) de um coro amador, por exemplo, encontra seu papel como um grande educador das vozes e um artífice das almas que chegam ao seu grupo, muitas vezes com medos e receios em cantar, sem experiência musical, limitadas por um discurso que propaga que alguns nascem para certa atividade, outros se resignam ao seu árduo destino de não poder fazê-las. Não será esta a tarefa do educador: desvelar potencialidades, cultivar talentos, motivar seus educandos para que aperfeiçoem e exerçam as próprias virtudes e habilidades?


6. Gestão para educadores (palestra/ curso destinado a professores e gestores escolares)

A palestra/curso visa a proporcionar uma visão abrangente das ferramentas de administração geral e de recursos humanos aplicada ao trabalho pedagógico e à gestão escolar. Motivação, liderança, cultura organizacional, gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e as diferentes visões do trabalho do administrador ganham vinculação profunda com o cotidiano escolar, aparecendo como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento de saberes, habilidades e competências.


7. Gestão orquestrada: construindo a visão sistêmica (palestra/curso destinado a empresas e escolas)


A palestra pauta-se pelo exemplo das orquestras e corais, que, sob a liderança de seus maestros, aprendem a conjugar especialização e trabalho em equipe, harmonizando em um só e magistral resultado a colaboração de cada naipe de instrumentos ou vozes. Assim também, toda organização precisa aprender a superar a fragmentação das atividades, a praticar a comunicação entre seus setores e departamentos e a criar uma eficiência coletiva capaz de gerar uma performance de alta qualidade. A função do líder aqui – como a do maestro – é concertar, harmonizar dissonâncias e consonâncias, apreendendo sempre a complexidade de se trabalhar com pessoas, o que não permite reduzir a organização a um relógio, mas possibilita integrar talentos dentro de ritmos e harmonias. 



8. Anamnese organizacional: a memória coletiva como estratégia para a construção do futuro  (palestra destinada ao público empresarial, educacional e geral)


Toda organização ou equipe constrói sua identidade e carisma com base em crenças, valores, hábitos que vão se constituindo paulatinamente, criando padrões de distinção, motivação e orgulho de pertencimento a certo grupo. A memória da organização é poderoso instrumento para a reflexão acerca de seus propósitos, missão, visão e foco, customizando cada produto com a marca do trabalho daqueles que a constroem dia após dia. Assim como uma renomada escola de música, uma orquestra internacional ou um coro amador, uma empresa ou uma escola precisam refletir sobre sua identidade: o que representam e que papel querem protagonizar.


(palestra/ curso destinado a profissionais da voz – cantores, atores, professores, jornalistas de rádio e TV, palestrantes, etc. – e demais interessados)

A palestra/ curso aborda princípios básicos de anatomia e fisiologia da voz, conduzindo os interessados não só a uma listagem dos hábitos e práticas eficientes para a preservação da voz, mas também esclarecendo os porquês. São abordados exercícios técnicos para o aperfeiçoamento da impostação vocal, da postura corporal, da respiração e da projeção da voz. Podem também ser desenvolvidos elementos de técnicas de apresentação, oratória e retórica, envolvendo forma e conteúdo de discursos.


10. Orientação vocal para professores: a voz do docente (baseada no livro Manual de Saúde Vocal) (palestra/ curso voltado a professores de universidades, faculdades, escolas e instituições congêneres)

Após um panorama da situação da voz do professor no Brasil atual, a palestra/ curso traz um entendimento básico da fisiologia e anatomia da voz e exercícios para o desenvolvimento da autoconsciência do professor, de modo a prolongar os resultados de seu treinamento vocal. A seguir, desenvolve-se uma explicação atualidade e fundamentada dos comos e porquês quanto aos hábitos prejudiciais e favoráveis à manutenção da saúde vocal. Todo o curso é permeado pela prática de exercícios respiratórios, de técnica vocal e de expressão vocal falada. Uma abordagem da pedagogia e didática alia-se à aplicação cotidiana dos conhecimentos no uso profissional da voz pelos docentes, em sala de aula.



Temas estritamente musicais e educativo-musicais


A palestra/ curso traça um panorama da história do ensino de música na escola brasileira, desde seus primórdios até a atualidade, marcada pela obrigatoriedade da educação musical dentro da disciplina “Arte”, componente curricular da educação básica (ensino fundamental e médio). No Brasil, desde sua chegada oficial à escola regular, no século XIX, a educação musical enredou-se em inúmeras transformações de forma e substância, trilhando caminhos múltiplos quanto a suas propostas metodológicas, embasamentos filosóficos e concepções sociológicas. Em uma revisão crítica dos processos de ensino-aprendizagem, a obra mobiliza análises que cobrem desde paradigmas educacionais históricos, como o projeto de ensino de canto orfeônico empreendido por Villa-Lobos na Era Vargas, até as mais recentes tendências do pensamento pedagógico, que focam a necessidade de a escola considerar os desafios da multiculturalidade, da tecnologia, da qualificação docente e do desenvolvimento de saberes, habilidades e competências.




A chegada do piano no Brasil imperial e escravista, a formação da cultura pianística nacional com seus grandes nomes, como Magdalena Tagliaferro e Guiomar Novaes, a instituição dos grandes conservatórios brasileiros, como o Imperial Conservatório de Música do Rio de Janeiro (1841) e o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (1906). A cultura dos imigrantes molda gostos e hábitos, nas capitais, nas cidades médias do interior, moças de famílias da elite e da classe média são formadas para cultivarem a prática pianística, valoroso dote matrimonial. Nos conservatórios, a rígida pedagogia pianística é complementada por símbolos, valores, status, hierarquias e glamour. A emancipação feminina rompe os padrões tradicionais e reconfigura os padrões do que é ser pianista e de como deve ser sua formação. Esse é um panorama do tema.


Voz cantada: conceitos e práticas

O curso de voz cantada alia noções de fisiologia da voz, orientação de saúde vocal e técnica vocal, incluindo exercícios próprios à produção vocal de alto rendimento, os quais desenvolvem desde aspectos posturais e respiratórios (com fundamentos não só no canto, mas também na pneumologia e fisioterapia respiratória) até questões de técnica interpretativa.


Cante em conjunto (curso destinado à formação de corais em empresas, fundações, instituições educativas e demais organizações)

O curso alia múltiplos conhecimentos e práticas na organização de um coral: da administração e gestão de recursos humanos (incluindo qualidade de vida no trabalho e motivação), às técnicas de ensaio coral e à técnica vocal para coros.


Técnica vocal para o canto coral (curso voltado para regentes corais e/ou coralistas de grupos vocais profissionais e amadores)

O curso traz uma abordagem teórica e prática da técnica vocal para o canto coral, abordando desde aspectos da fonoaudiologia e pneumologia, como a fisiologia da voz e da respiração, até questões interpretativas de canto coral (estilos, sonoridades), com abordagens de postura, impostação, respiração e prática do canto em conjunto.

Regência coral: dinâmicas de ensaio coral (curso voltado para regentes corais e/ou coralistas de grupos vocais profissionais e amadores)

O curso traz uma abordagem teórica e prática das diversas ferramentas metodológicass aplicáveis ao trabalho educativo e performático com coros para o desenvolvimento da técnica vocal, da consciência respiratória, da consciência auditiva, da prática de interpretação, entre outros elementos.